quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

ALIANÇA COM DEUS


Salmos 25.14
-Introdução: Temos refletido muito sobre o tema ALIANÇA COM DEUS com o propósito de entender o plano redentor do Senhor para nós, discernir o tempo que vivemos sob a Graça e fazer um compromisso com o Reino de Deus.
Pense um pouco: o que mudou em sua vida depois que descobriu que pode ter uma Aliança com Deus? Certamente muita coisa mudou.
Você tem uma Aliança com Deus?
Vamos usar a figura física de um anel com suas três faces: interna, externa e lateral para ilustrar três aspectos importantes de uma Aliança com Deus baseada em Salmos 25.14, destacando três palavras chaves: intimidadetemor e conhecimento1- A face interna - INTIMIDADE:
A face interna do anel é o que tem contato com o nosso corpo, por isso nos lembra da palavra Intimidade.
Quando temos uma Aliança com Deus passamos a ter Intimidade com Ele. O que é ter intimidade? É ter conhecimento próximo de alguém, ser amigo, saber a respeito da pessoa, tratar e ser tratado com carinho, etc.
Para ter intimidade com uma pessoa precisamos conviver com ela, passar muitas horas juntos. Para ter intimidade com Deus PE preciso ouvir sua Palavra e conversar muito com Ele em oração todos os dias.
Ao fazer uma Aliança com Deus passamos a conhecer ao Senhor como próximo de nós. Jesus veio ao mundo mostrar que o Deus que Israel via tão severo e distante era um PAI (Marcos 14.36 e Romanos 8.15), por isso Jesus ensinou a orar chamando a Deus de Abba que no aramaico significa paizinho, papai ou painho. Abba é uma expressão usada por criancinhas para tratar seus pais.
Ter uma Aliança com Deus significa ter intimidade com o Pai!
Deus quer ter intimidade com você!
                        
2- A face externa - TEMOR:
A face externa do anel é a que nos protege e pode sofrer atritos externos, por isso simboliza o TEMOR.
Não basta termos intimidade com Deus e perdermos o respeito com Ele. Precisamos amar ao Pai e respeitá-lo como superior a nós. Isso é Temor. Temos não é medo e sim um profundo respeito.
Há pessoas que quando passam a ter intimidade com alguém perdem o respeito. Mas com Deus, quanto mais o conhecemos e temos intimidade com Ele mais o tememos.
Quando o filho pródigo voltou e demonstrou temor a seu pai pedindo-lhe que o tratasse como um escravo por que tinha pecado e não era digno de ser recebido como filho, “O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o,ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés;” (Lucas 15.22). Aquele anel era o sinal de que não seria escravo e sim filho do pai. Isso por sua demonstração de respeito e temor.
Deus nos ama muito e perdoa todos os nossos pecados nos aceitando como somos, mas precisamos aprender a temer ao Senhor como Deus Supremo.
Ter uma Aliança com Deus é Temer ao Senhor!
Deus merece ser temido, então O respeite!

3- A face lateral - CONHECIMENTO:
A face lateral é a que mostra a espessura do anel e será para simbolizar o conhecimento.
A medida que aprendemos a ter intimidade e tememos a Deus, aprendemos muito em nossa vida e acrescentamos conhecimento.
Deus quer que seu povo tenha conhecimento, pois disse através do profeta Oséias:“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.” (Oséias 4.6) e fez um convite libertador “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR” (Oséias 6.3). João Wesley também ensinou que precisamos ter ‘coração aquecido e mente esclarecida’.
O diabo gosta que as pessoas fiquem na ignorância para pecarem mais e serem enganadas por ele, pois o conhecimento liberta para a verdade (João 8.32).
Mas como conhecer a Deus? É possível por que o Senhor se revela e se apresenta a nós para ser conhecido. Tantas pessoas se preocupam em conhecer tantas coisas e saber muito, colecionando diplomas e isso é bom. Mas há pessoas que apesar de ter diplomas e conhecimentos não melhoram suas vidas e nada muda. O maior conhecimento que alguém pode ter é conhecer a Deus.
Ter uma Aliança com Deus é conhecer ao Senhor!
Deus deve ser buscado e conhecido!
Faça uma Aliança completa com Deus!
-CONCLUSÃO:
A Aliança com Deus é algo que só pode ser mostrado para pessoas que têm intimidade com Deus, ao mesmo tempo em que Temem ao Senhor e buscam conhecer a Deus a cada dia.
Ter uma Aliança com Deus é ter Intimidade com o Senhor, Temer a Deus eConhecer sua vontade.

ALIANÇA COM DEUS

 Hebreus 8.6-13
-Introdução: O livro de Hebreus foi escrito para o povo judeu ou hebreu com objetivo de responder a algumas questões como: se depois de aceitar a Cristo a pessoa ainda deve obedecer a leis do Antigo Testamento como sacrificar animais para perdão de pecados, guardar sábado, circuncidar e outros rituais judaicos. A resposta do apóstolo para o povo hebreu é que Jesus já cumpriu tudo isso instituindo uma Nova e Eterna Aliança.
Deus havia feito Alianças com Noé (Gênesis 9.8-16), com Abraão (Gênesis 12.1-3), com Israel (Êxodo 19.5), com Davi (Salmos 89.3,4), com Salomão (II Crônicas 7.11-22) e muitos outros que renovaram esta Aliança como Josué (Josué 24.14-25), mas sempre o povo quebrava sua parte na Aliança com Deus. Estas antigas alianças eram sempre feitas de um lado por Deus que é eterno e perfeito e de outro por homens que são falhos e passageiros. Então foi preciso fazer uma Nova Aliança, mas que não pudesse jamais ser quebrada. Isso só foi possível através do próprio Deus se encarnando em forma humana na pessoa de Jesus Cristo. Deste modo a Aliança feita em Jesus é totalmente perfeita, eterna e não pode ser quebrada, pois não foi feita por um homem que tenha falhas ou pecados, mas com o puro e imaculado sangue de Jesus (Hebreus 9.14).
Como é a Nova Aliança?
Vamos compreender com base no texto lido algumas características desta Nova Aliança: 1- Aliança Infalívelv.6,7
Todas as outras alianças passadas foram quebradas pelos homens. Esta Nova aliança em Cristo jamais pode ser anulada, pois o seu sangue é puro e poderoso para purificar nossas vidas (Hebreus 9.14).
Esta Nova Aliança substitui a antiga aliança. É uma Aliança Superior à antiga por que não foi feita por homens pecadores e sim por Deus encarnado em Jesus e seu sangue não tinha pecado. Também esta Nova Aliança tem promessas superiores à antiga, por isso a Nova substitui à antiga.
Deus quer fazer uma Aliança Infalível com você!
                        
2- Aliança Imutávelv.8,9
Em todas as tentativas de Deus em fazer aliança com seu povo eles mudaram o acordo e falharam. Foi preciso fazer uma Nova Aliança que jamais pudesse ser mudada. Uma Aliança tão perfeita que não fosse capaz de se alterada mesmo que alguém pecasse.
Por isso Jesus morreu para ressuscitar e para sempre ser o mediador da Nova Aliança que não é baseada em homens ou em sangue de animais (Hebreus 9.12) e sim unicamente em seu sacrifício por nós na cruz.
Mesmo que o pecador abandone sua aliança com Deus, o Senhor continua fiel em seu acordo, embora a pessoa que deixa perca seus direitos nas promessas desta Aliança. Quando o pecador se arrepende de seus pecados, o Espírito Santo o convence e ele volta a fazer parte desta mesma Aliança (João 16.8-11).
Deus quer fazer uma Aliança Imutável com você!

3- Aliança Invisívelv.10-12
Todas as outras Alianças tinham sinais visíveis como o arco-íris para Noé, o cordeiro para Abraão, a Arca da Aliança para Israel, o Templo para Salomão e o trono para Davi, mas a Nova Aliança é invisível, pois é feita no coração de cada pessoa.
Jesus instituiu a Santa Ceia como sinal visível desta nova Aliança (Mateus 2.26-28), mas ao mesmo tempo em que vemos este memorial ao ingerirmos ele faz parte de nós e se torna invisível de novo.
Esta Nova Aliança foi feita no interior de cada um de nós e só pode ser vista espiritualmente. Deus marcou sua Palavra em nossa mente e nosso coração para que ninguém pudesse entrar e arrancar de lá. Somente de forma voluntária Deus marca em nosso interior esta Nova Aliança e somente de forma voluntária o homem abandona este pacto eterno.
Deus quer fazer uma Aliança Invisível com você!

Faça uma Aliança infalível, imutável e infalível com Deus!

-CONCLUSÃOHebreus 9.24-28
Todos os contratos ou pactos têm condições a ser cumpridas e prazos estipulados. Quando uma parte falha, deve então fazer uma rescisão e quando o contrato vence deve ser revalidado.
A diferença deste contrato humano para a Nova Aliança com Deus é que esta jamais será anulada, nunca acabará ou ficará velha.
No candomblé os pactos são feitos com sangue de bodes e sacrifícios humanos. No catolicismo prega-se que a cada domingo na Missa – que significa sacrifício – Cristo se incorpora na hóstia e seu sacrifício é repetido. No espiritismo a pessoa pensa que deverá viver e morrer várias vezes para pagar por seus próprios pecados, sacrificando-se. Mas Jesus, o autor e consumador da Nova Aliança operou tudo por nós sacrificando-se uma vez por todas para sempre.
Deus quer fazer uma Aliança Invisível com você!

BÍBLIA


Deuteronômio 30.8-14
Introdução: O estudo da Bíblia é muito importante para o cristão porque o capacita para testemunhar o evangelho.
Quanto mais você aprende da bíblia mais você tem condição de entendê-la (Marcos 4.25) e quanto menos conhece, menos entende. Muitas pessoas não lêem a bíblia porque não a entendem. Mas para entendê-la é preciso mais que leitura, estudo, pesquisa e muita dedicação. Porém quem não estuda a bíblia na maioria das vezes não o faz porque não sabe. Um cristão dedicado  precisa de um método que nos ajude a estudar a bíblia. O método que vamos aprender se chama Lectio divina e apresenta uma Escada de conhecimento.
Histórico: Este estudo foi baseado no livro A leitura orante da bíblia que apresenta este método criado pelo monge Cartuxo Guigo na Europa por volta de 1150. Lectio divina significa leitura divina ou leitura orante da bíblia.
1° passo: João 5.39
LEITURA
 A base para o conhecimento bíblico é a leitura ou muito mais que isso, o estudo e pesquisa sobre o texto bíblico. A leitura deve ser diária e constante. A bíblia pode ser vista de longe e superficialmente ou de perto na busca do conhecimento. A boa leitura passa por 3 níveis.
1° nível: Leitura Literária
Leitura
Literária
Conhecer o texto, o que diz, o significado das palavras e expressões, como se situa dentre do contexto, etc.
2° nível: Leitura Histórica
Leitura
Literária
Histórica
Teológica
Entender o que estava acontecendo, o que provocou o fato, quando e por quem o texto foi escrito, etc.
3° nível: Leitura Teológica
Leitura
Literária
Histórica
Teológica
O que Deus representava na situação. O que Deus queria falar para as pessoas da época e o que Deus pode falar hoje através do mesmo texto.
Quando lemos levamos para o texto nossas realidades e curiosidades, mas é importante procurar ler o texto no mesmo Espírito que foi inspirado.
2° passo: Meditação 1 Timóteo 4. 15 e 16

MEDITAÇÃO
Leitura
Literária
Histórica
Teológica
É vez da interpretação. Primeiro vamos ao texto e depois trazemos o texto até a nossa realidade. Depois ler e entender o texto é preciso fazer uma reflexão sobre o que o texto diz, fazendo um exame pessoal sobre o que o texto significa e o que pede do leitor. Este é um exercício mental (Romanos 12.1 e 2). Meditar é ouvir a voz de Deus através da bíblia.
3° passo: ORAÇÃOFilipenses 4. 6-9


ORAÇÃO

MEDITAÇÃO
LEITURA
Literária
Histórica
Teológica
Depois de ler e entender o texto é hora de orar a Deus sobre o texto. Orar e entregar o fardo. Deus falou através da bíblia e quer uma resposta de nós. A oração é uma resposta a Deus pelo que ouvimos dele. É importante celebrar a palavra orando, cantando, falando e crendo.
4º passoCONTEMPLAÇÃO, Efésios 1. 15-21



CONTEMPLAÇÃO


ORAÇÃO


MEDITAÇÃO

LEITURA
Literária
Histórica
Teológica

A contemplação é um patamar sobre a escada. Quando subimops uma escada e chegamos a um ponto principal ou um patamar, sempre olhamos para ver as coisas do alto. É dái que se pode contemplar a interpretação bíblica.
Quando vamos até a palavra levamos nossas dores, realidades e problemas. Ao ler e meditar somos tratados e lapidados por Deus. Quando oramos entregamos a situação para Deus e agora podemos contemplar (ver) as circunstâncias de outro modo, com os olhos de Deus. “Por que não andarmos por vista, mas por fé”(2 Coríntios 5.7). Contemplar é olhar de cima, do jeito de Deus. A leitura orante da bíblia não encerra aqui, mas é um novo começo.
A coluna: DISCIPLINA: 2 Timóteo 3. 14-17



CONTEMPLAÇÃO


ORAÇÃO
DISCIPLINA

MEDITAÇÃO
LEITURA
 Literária
Histórica
Teológica
A contemplação é um degrau que fica em cima da oração, mas precisa de um equilíbrio para não desmoronar. Isso é possível através da Disciplina.
Para dar firmeza e segurança para esta escada é preciso disciplina. Sem disciplina tudo desmorona. O Salmo 1 diz que “ Bem aventurado o homem ... que tem o seu prazer na lei do senhor e na sua lei medita de dia e de noite... e tudo quanto ele fizer será  bem sucedido” (Salmo 1. 1,2 e 3).
CONCLUSÃO: 2 Timóteo 2. 15
Uma prática estimula e dá base para outra. Nesta escada do conhecimento, um degrau dá base para outro e quem quiser crescer precisa de passo a passo ir caminhando sem desanimar. O conhecimento não vem de uma só vez, mas é um processo contínuo.
Sugiro um exercício de estudo bíblico com 3 minutos para leitura, 3 minutos para meditação e 3 minutos para a oração diariamente. Dentre em pouco, 3 horas será pouco pra você, por causa do prazer que encontrará.

ESPÍRITO SANTO


Gênesis 2.7
-Introdução: Vento em hebraico é Rûah e no grego é pneuma, em várias passagens são traduzidos por “vento”, “brisa”, “fôlego”, e “ar”. EmGênesis 2.7 está escrito que Deus formou o homem do pó da terra soprou em suas narinas o fôlego [Rûah] de vida. Todos os seres humanos dependem deste fôlego de vida para viver. Só o fato de respirar já é motivo para agradecer ao Senhor (Salmos 150.6). O Espírito Santo é como um vento que gera vida por onde passar.
Como o Vento do Espírito se manifesta?
Vamos aprender um pouco sobre a manifestação do Espírito Santo como vento: 1- Na conversãoJoão 3.8
Antes da conversão o Espírito Santo sopra para conduzir a pessoa à presença de Deus. Depois de convertida não somos mais guiados por nossa própria vontade e sim pelo Espírito Santo de Deus.
Peça ao Espírito de Deus que guie sua vida com uma brisa suave.
                        
2- Renovando a VidaEzequiel 37.7-10
Quando Ezequiel viu os ossos secos Deus lhe disse para profetizar aos ventos que viessem renovando vida sobre aqueles ossos e os ventos vieram e os colocaram tudo no lugar.
Peça ao Espírito Santo que renove sua vida e coloque tudo no lugar derrotando toda morte.

3- Dando livramentoÊxodo 15.8-10
Quando o povo de Israel estava saindo do Egito perseguido por faraó, Deus mandou um vento apenas que abriu o mar Vermelho, o povo passou e depois mandou o vento de novo e fechou o mar sobre os soldados livrando o seu povo. O mesmo vento que era favorável para o povo de Deus era contrário para os inimigos.
Quando passar por apuros chame ao Espírito Santo e peça que envie seu vendo abrindo caminho e livrando de todos os inimigos.

4- Nas provaçõesMarcos 6.48-51
Às vezes as provações são permitidas por Deus para nos mostrar que estamos indo para o lado errado e sem Jesus. Mesmo se o vento for contrário, quando chega a presença de Jesus tudo se acalma.
Busque sentir o vento do Espírito de Deus nos momentos de provações e seja guiado por Deus deixando Jesus entrar em seu barco.
              
5- Como voz de DeusI Reis 19.11,12
Quando Elias precisava ouvir a voz do Senhor, não ouviu em um vento forte, num fogo ou tempestade e sim através de um cicio que é uma brisa suave que soprou aos seus ouvidos e falou com Ele.
Deus fala ao nosso coração como um vento manso e suave. Quando não conseguir ouvir a voz de Deus fique em silêncio e o ouvirá bem suave falando dentro de você.

6- Enchendo do EspíritoJoão 20.22
O próprio Jesus soprou sobre os discípulos para ministrar sobre eles enchendo-os do Espírito Santo. O mesmo Deus que cria dando vida, renova e enche de poder.
Peça a Jesus que sobre você o Espírito Santo e te encha totalmente te dando vida e virtude.

Sinta o vento do Espírito de Deus!
-CONCLUSÃO:
Aprendemos que o Espírito Santo se manifesta como vento criando o ser humano, levando-o à conversão, dando vida, livramento, ajudando nas provações, falando ao coração como voz de Deus e enchendo totalmente do Espírito Santo.
Peça ao Senhor que lhe dê sensibilidade para perceber a manifestação do vento do Espírito de Deus!

SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO


II Coríntios 1.21,22
-Introdução: O selo nos tempos bíblicos era uma marca feita sobre animais, escravos ou bens para destacar quem seria o seu dono. O selo também era um lacre (Daniel 6.17) sobre algo determinado por uma autoridade superior. Cartas também eram seladas (I Reis 21.8) com a marca de um anel real para mostrar o valor do que havia ali decretado e quem estava enviando. Era também como uma assinatura feita com sinete ou um carimbo sobre uma massa.
Este significado do selo mostra que quando se falava em selo no Novo Testamento, atribuindo ao Espírito Santo, refere-se a algo que foi marcado como propriedade de Deus, algo que foi concluído.´
Você já recebeu o selo do Espírito?
Vamos procurar compreender o significado do Selo do Espírito para nossas vidas: 1- Marca de PropriedadeII Timóteo 2:19
O selo traz a idéia de possuir ou marcar propriedade.  Ao colocar o selo como um símbolo, o local está sinalizado de quem pertence tal coisa como uma autenticação do dono. Isso serve para mostrar que os crentes em Jesus são propriedade particular de Deus (I Pd 1.9). Somente quem recebe a Jesus Cristo e o declara como Senhor de sua vida é que temo selo do Espírito Santo (I Coríntios 12.3).
Você se sente propriedade de Jesus? Ou se comporta como se fosse dono de si mesmo?
                  
2- Marca de SantidadeÊxodo 39.30
sumo-sacerdote ao assumir seu posto, recebia uma coroa que consistia numa lâmina de ouro onde estaria escrito: SANTIDADE AO SENHOR! (Êxodo 28.36-38).
Da mesma forma nós hoje somos sacerdotes do Deus Vivo e podemos ministrar em Sua presença, mas a única exigência do Senhor é Santidade. Se um sacerdote entrasse na presença do Senhor e estivesse em pecado ele morria.
A santidade é o compromisso com Deus e a luta contra o pecado.
Você tem buscado a santidade em sua vida?

3- Marca de PromessaEfésios 1.13 e 4.30
A Bíblia diz que somos selados com o Espírito Santo da promessa (Ef 1.13). Os crentes têm sido selados (Ef. 4: 30), mas devem ter o cuidado para não destruir a impressão deste selo (II Co 1.22).
A vinda do Espírito Santo é a maior promessa de Jesus para seu povo. Quando recebemos o Espírito Santo, somos selados, marcados por Deus.
Você crê na promessa do Espírito Santo?

4- Marca de SalvaçãoApocalipse 7.2,3
Antes da volta de Jesus, Deus mandará selar os seus para suportarem à Grande Tribulação e os selados pelo Espírito Santo não receberão a marca da besta. O selo de Deus será a garantia da salvação e proteção contra todo o mal.
A marca do Espírito Santo selando as frontes dos crentes significa uma convicção profundo de fé e mentes esclarecidas contra todo o engano e perseguição do inimigo. A certeza da salvação é uma marca do selo do Espírito em nossas mentes.
Você tem essa convicção em sua mente e coração que é protegido e salvo por Deus?

Receba o selo do Espírito Santo!
-CONCLUSÃO:
Certamente o selo do Espírito não é algo visível, mas será em nosso coração, como afirma o texto básico desta mensagem (II Co 1.22).
Como diversos produtos hoje se preocupam em ter o ‘selo de garantia’, ‘selo de originalidade’ ou ‘selo de qualidade’, também precisamos nos preocupar como igreja de que os cristãos sejam selados com esta garantia, qualidade e originalidade combatendo a pirataria espiritual.

FAMÍLIA


I Samuel 30.1-10 e 18-20
-IntroduçãoA cada dia somos surpreendidos por um novo desafio ou problemas, mas existem ocasiões em que não temos forças nem para reagir.
É nas reações que estão o perigo de errar. Às vezes não erramos de forma planejada e sim espontânea quando não temos tempo de pensar com a cabeça quente.Davi foi pego de surpresa por um inimigo que não esperava e lutou com quem mais amava. Sua família foi raptada e teve que lutar para restituir.
Como a família de Davi, muitos pais hoje têm seus filhos levados pelos vícios, prostituição, violência e outros males. As famílias estão sendo assaltadas a cada dia com perigos e é preciso proteger nossa casa não somente contra ladrões, mas também espiritual e emocionalmente.
Como restituir minha família?
Vamos compreender a situação que Davi enfrentou para restituir sua família:
I - Chore na presença de Deus: v.4:
"ergueram a vos e choraram, até não ter mais forças pra chorar"
Davi sabia tirar tempo com Deus e trabalhar primeiro suas emoções para depois lutar contra inimigos externos, por isso era sempre vencedor.
A palavra de Deus garante: "Bem aventurados os que choram porque serão consolados" (Mateus 5.4e "os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão"(Salmo 126.4). Se tiver que ter uma reação chore antes pra desabafar. O choro lava a alma.
Não é errado chorar, pois até Jesus chorou (João 11.35) e não teve vergonha disso.
Quando você estiver triste por alguém de sua família, chore na presença de Deus que promete que “lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (Apocalipse 7.17) e que “Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” (Salmos 30.5). Suas lágrimas regarão sementes e seus frutos brotarão (Salmos 126.6).
Você tem chorado na presença de Deus em oração?
Chorar na presença de Deus nunca é em vão!
                        
II - Compreenda as pessoas: v.5b:
"o povo falava em apedrejá-lo,
porque todos estavam em amargura"
Muitas vezes as pessoas nos tratam mal porque estão
amarguradas e não sabem demonstrar carinho ou amor.
Precisamos compreender isso.
O povo de Deus no deserto, quando ficou sem água e com sede, pensou mal de Moisés e falaram contra ele porque estavam desesperados (Êxodo 17).
Passe a compreender melhor seus familiares, seu modo de agir e pensar para mudar não somente a vida do outro, mas a sua vida também. Quem sabe você também precisa mudar?
Jesus disse que os mansos herdarão a terra (Mateus 5.5) para nos ensinar que com rigidez e inflexibilidade não se chega a lugar algum.
Você está disposto a mudar para restaurar sua família?
A maneira como olhamos as pessoas muda a forma que somos vistos por elas!

III - Reanime-se em Deus: v. 5c:
"Davi muito se angustiou ...
porém Davi se reanimou no Senhor seu Deus"
Não adianta ficar apenas chorando e tentando compreender as pessoas. Precisamos nos levantar e agir. Em momentos de tristeza, só Deus pode nos ajudar a continuar a vida em família.
Talvez você não consegue ânimo em ninguém “pois vão é o socorro do homem” (Salmos 108.12), mas busque ânimo no Senhor por que Ele te fortalece (Filipenses 4.13) e “alegria do Senhor é a nossa força” (Neemias 8.10).
Davi escreveu o Salmo 46 que fala que Deus nos fortalece.
Em quem você tem buscado ânimo para restaurar sua família?
Busque se fortalecer no Senhor!

IV - Consulte ao Senhor: v.8:
"consultou Davi ao Senhor"
Antes de tudo precisamos orar a Deus buscando sua
confirmação para as decisões. Deus aprovou, por isso Davi foi. Ele sabia que se Deus dissesse não, perderia seu tempo, mas com a bênção do Senhor tinha a vitória garantida.
Não faça nada antes de orar. Se você sentir que Deus está na frente,  prossiga, mas se tiver dúvida pare imediatamente e espere uma confirmação do Senhor.
Primeiro devemos “agradar do Senhor” e depois “Ele satisfará os desejos do nosso coração” (Salmos 37.5). Tome cuidado para não estar saindo à frente de Deus. Seria errado primeiro tomar as decisões e depois exigir que Deus abençoe como está.
Você tem consultado a Deus em oração antes de tomar suas decisões?
Antes de tudo que fizer ore a Deus pedindo direção!

V - Lute como puder: v. 10:
"duzentos ficaram atrás, por não poderem, de cansados atravessar o ribeiro'
Alguns companheiros de luta de Davi não agüentaram a caminhada de tão difícil que estavam. Davi não se importou e reconheceu o esforço deles.
Na família não podemos esforçar as pessoas a uma caminhada que não agüentam e precisamos também nos esforçar como Jesus disse “Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas” (Mateus 5.41).
Cada pessoa tem um ritmo e uma força diferente. É necessário respeitar os limites do próximo.
Deus renova as nossas forças (Isaías 40.29), mas não
podemos obrigar as pessoas a lutar se não podem.
Se esforce o máximo que puder para o melhor de sua família e se estiver cansado pare um pouco e descanse. Até Jesus em situações de crise, parava e se retirava para renovar suas forças para depois continuar (João 6.15).
Mas parar um pouco e descansar não pode ser desculpa para relaxamento por que“o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele” (Mateus 11.12).
O Senhor te chama e te diz: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Josué 1.9).
Você tem se esforçado para salvar sua família?
Esforce-se um pouco mais, você conseguirá vencer!  Deus restitui as famílias!
-CONCLUSÃO: v.18-20:
"Davi salvou tudo ... e ninguém lhe
faltou,desde o menor até o maior"
Davi conseguiu restituir toda a sua família sem exceção alguma.
Não deixe sua família ser destruída. Não se conforme em perder nenhum de seus familiares por que Jesus quer que você seja salvo com “toda sua casa” (Atos 16.31). Então  lute para preservar sua família e salvar todos.
Para restituir sua família, chore na presença do Senhor em oração, aprenda a compreender as limitações das pessoas, reanime-se em Deus sempre, consulte a Deus em  oração antes de qualquer atitude e lute enquanto puder se esforçando para vencer.
Deus restitui completamente, não em parte (Filipenses 1.6) sua família. Deus não faz nada pela metade. Receba a vitória completa!